Pesquisar este blog

sábado, outubro 08, 2011

Home Care a nova obsessão da presidente Dilma

Por: Kyara Gonçalves

A presidente Dilma Rousseff disse está “obcecada” por seu novo projeto para saúde, o Home Care, em entrevista a revista Carta Capital. O termo refere-se ao tratamento hospitalar realizado na própria casa do paciente.
A idéia, defendida pela presidente, surge como uma saída para descongestionar o tratamento final nos hospitais e obter a liberação dos leitos.
Apesar de apresentar algumas diferenças, a proposta é modesta quanto a ser inovadora. Desde 1970 que o procedimento de cuidado domiciliar já vem sendo realizado pelo estado de São Paulo.
Aqui mesmo no Ceará, segundo o deputado estadual Leonardo Pinheiro (PR), o Programa Saúde da Família (PSF) já trabalha um conceito muito similar ao Home Care de Dilma.
O que se questiona a nível estadual é a necessidade de se investir na criação de um novo programa em detrimento de se investir no fortalecimento e na melhoria do PSF já existente. De acordo com Pinheiro, durante pronunciamento na Assembléia Legislativa, cada equipe hospitalar representará um investimento de 42 mil reais para o governo.
Um paciente que requer uma internação simples, como uma fratura, onde o paciente teria que ficar de dois a três meses no leito, poderia receber cuidados na própria casa, desde que seja disponibilizado pelo programa equipamentos hospitalares, assistência de enfermagem e medicamentos adequados.
Há necessidade de verificar se o recurso será otimizado principalmente no norte e nordeste, onde são poucos os leitos disponíveis e onde se observa a dificuldade geográfica de se transportar equipamentos para as residências.
Dilma afirmou que o projeto de levar recursos hospitalares para toda a extensão territorial, 195 milhões de pessoas, já está 90% encaminhado para ser implantado.
Para o especialista em clinica medica e planejamento estratégico de ações do governo, David Braga Jr, é mais barato custear o apoio a casa, do que manter o paciente na instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário